Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 05/07/2021
Divulgação do resultado da avaliação: 16/08/2021




Orientações para trabalhos aprovados: modalidade Tema Livre (apresentação oral)

MELHORES TEMAS LIVRES (TOP FIVE)

 

As apresentaçõeas serão no dia 11/09/21, das 18:00 às 19:30, a data e horário de apresentação também estão disponíveis na sua área restrita, para verificar você deve seguir os seguintes passos:

 

- Acessar o site do evento;

- Entrar na sua área restrita com seu login e senha ;

- Clicar em “Meus Trabalhos”;

- Ao lado título do seu (s) trabalho (s), você terá disponível o resultado da sua avaliação.

 

Informações importantes:

 

1. Apresentação de seu trabalho será de 10 minutos;

2. A apresentação será ao vivo e em breve a organização do evento entrará em contato para lhe dará orientações e maiores informações sobre a ferramenta que será utilizada durante a apresentação ao vivo no dia do evento. Ressaltamos que os slides devem estar finalizados no momento da gravação.

3. Clique aqui e baixe o template que deverá ser utilizado na sua apresentação.

Durante a sua gravação, a organização do evento lhe dará orientações e maiores informações sobre a ferramenta que será utilizada durante o debate ao vivo no dia do evento.

 

Qualquer dúvida, contate-nos através do e-mail logisticapoa@ccmew.com ou telefone 51 99402-0570 com Flávia Hernandes.



Orientações para trabalhos aprovados: modalidade E-poster

Informações importantes:

- Prazo de envio: 28/08/2021;
- Os trabalhos aprovados ficarão em exposição no site do congresso, sem apresentação;
- A emissão do certificado é condicionado ao envio do e-poster.
 

Orientações para envio do E-poster:

- Acessar o site do evento

- Entrar na sua área restrita com seu login e senha;

- Clicar em “Meus Trabalhos";

- Ao lado título do seu (s) trabalho (s), você terá disponível o link para envio do arquivo.

 

Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:

Clique aqui e baixe o template que deverá ser utilizado no seu pôster.

Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem - o slide modelo já está configurado nesse formato.
Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.
Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos.
Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho “inserir pôster”. Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto. Você poderá alterar seu pôster até a data limite.
O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
Prazo para envio: 28/08/2021 – exclusivamente pelo site do congresso.

A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site. A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

 

*************************************************************

 

Além do envio do pôster, o autor poderá enviar um vídeo com a apresentação do trabalho.
Seguem abaixo as instruções para gravação e envio do vídeo* 
* O autor deverá obrigatoriamente enviar o pôster e aquele que desejar, poderá enviar o vídeo também. Atenção: o envio do vídeo não é obrigatório!

 

Instruções para preparação de vídeos:

1. A gravação da apresentação do vídeo será de responsabilidade do autor.

2. Para a gravação você poderá utilizar a plataforma LOOM ou Power point Office 365 (apenas nessa versão é possível) 

3. Atenção: Clique aqui e confira todas as instruções e detalhamento para que possa gravar o seu vídeo. É simples, porém deve-se atentar à alguns detalhes.

4. Conteúdo: Inclua na apresentação o mesmo conteúdo do resumo inscrito e avaliado previamente;

5. Tempo de apresentação: máximo de 5min (vídeos com tempos excedidos serão desconsiderados);

6. Baixe o template que deverá ser utilizado na sua apresentação. Lembrando que não há limite de slides, desde que não ultrapasse o tempo especificado acima.

Clique aqui e baixe o template que deverá ser utilizado no vídeo.

 

Instruções para envio do Vídeo

A opção para envio do vídeo ficará disponível na área restrita do autor, através do menu " Meus Trabalhos " em link específico.

- Ao lado título do seu (s) trabalho (s), você terá disponível o campo para envio do link do YouTube. (ver instruções no pdf enviado acima).

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição através do e-mail logisticapoa@ccmew.com ou telefone 51 99402-0570 com Flávia Hernandes.

 

 



Normas e orientações para o envio de Temas Livres

Atenção:

- Os trabalhos submetidos em 2020 já foram avaliados. Os autores não poderão reenviar ou efetuar alterações no resumo.

Todos os trabalhos enviados em 2020 estão concorrendo às premiações de acordo com os critérios estabelecidos neste edital.

- Os autores que submeteram trabalhos para as categorias do Congresso SBC-DF devem contatar a sociedade para mais informações sobre os seus resumos. Somente as submissões feitas para as categorias do DIC foram mantidas.

 

Normas e orientações para o envio de Temas Livres

Os autores poderão enviar trabalhos originais na forma de Temas Livres, relatos de casos e vídeos Quiz;

Os trabalhos originais poderão ser selecionados para apresentação oral e pôster digital;

Os vídeos deverão ser enviados para, após a seleção, serem exibidos na página do congresso, na aba específica dos Temas Livres.

Trabalhos submetidos em outros eventos (exceto congressos anteriores do DIC) poderão ser apresentados neste Congresso. Entretanto, trabalhos já publicados em periódicos científicos não serão aceitos para apresentação.

 



Preparando o resumo do Artigo Original

  1. Os resumos podem ser preparados em Português ou Inglês.
  2. O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, sem ultrapassar o limite de 250 caracteres;
  3. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria) incluindo espaços;
  4. Para os trabalhos originais, o resumo deverá ser digitado em corpo único, de forma estruturada, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, conforme exemplo a seguir:

TÍTULO: (250 caracteres)

Autores: (Até de 10 autores por resumo)

Introdução/Justificativa;

Objetivo;

Método;

Resultados;

Conclusão;

  1. Da introdução a conclusão, será permitido o máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços e pontuação;
  2. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas no resumo;
  3. Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;
  4. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto, embora possam ser colocadas na apresentação dos casos selecionados;
  5. Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos. No entanto, após findo o prazo de submissão, as publicações referentes ao resumo não poderão mais ser modificadas. As informações fornecidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.


Preparando o Caso Clínico

  1. Para os casos clínicos o formato deve ser a apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais; os autores devem anexar imagens em vídeos, os quais deverão ter duração máxima de 30 segundos, dentro da apresentação do pôster (*os formatos e orientações para o envio dos vídeos estão no texto abaixo)
  2.  Não deverão ser incluídas referências bibliográficas;
  3. Serão selecionados apenas os relatos de casos relevantes que possam contribuir, de forma importante, para a troca de experiência entre os profissionais da área. Recomendamos que sejam enviados casos raros, aqueles com evolução atípica ou com mensagens didáticas importantes;
  4. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica ou em Pesquisa em Animais;
  5. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

*Acesse o YouTube: www.youtube.com

Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.

Clique no botão "Enviar" (Upload) no topo da página. Ele fica perto da barra de busca, próximo ao botão "Pesquisar" (Browse).

Escolha um arquivo de vídeo. Clique em "Pesquisar" (Browse) para procurar o arquivo no seu computador. O YouTube aceita os seguintes formatos de vídeo:

AVI (AudioVideoInterleaved), 3GP (Mobile Phones), MOV (Mac), MP4 (iPod/PSP), MPEG or MPG (Motion Picture Experts Group), FLV (Adobe Flash), SWF (Shockwave Flash), M4V (h.264), WMV (Windows Media Video), WEBM (HTML5).

Atenção: Por padrão, você pode enviar vídeos com até 30 segundos de duração. Clique em “Upload Vídeo”.

Insira os detalhes. A informação necessária inclui o título do vídeo, a descrição do vídeo, a categoria a qual o vídeo pertence e as suas tags.

Escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa.)

Nas Configurações Avançadas, você pode habilitar ou desabilitar os comentários e as respostas a vídeos.

Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.



Preparando o vídeo para a Videoteca Quiz

  1. Os vídeos devem ser enviados através de link no youtube, formato MP4;
  2. Os arquivos podem ter no máximo 10 segundos e 1MB;
  3. Junto com o vídeo, é necessário enviar o caso, que deve conter:
    • Nome do autor e do serviço;
    • Uma descrição do caso, com uma pergunta no final e 4 alternativas, contendo no máximo, 500 caracteres;
    • A indicação da alternativa e um pequeno texto justificando a resposta correta, com até 300 caracteres;
    • A pergunta, a justificativa e as respostas não podem conter vídeos ou imagens;
    • O caso deve ser enviado em um arquivo de word.

 



Submetendo seu resumo

» Caso Clínico
» Ecocardiografia de cardiopatias adquiridas ou de adultos
» Ecocardiografia de cardiopatias congênitas
» Ecografia Vascular
» Imagem Cardiovascular Multimodalidade


Após a submissão

  1. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos (aprovações e orientações subsequentes) serão enviadas apenas ao e-mail cadastrado pelo responsável pela submissão;
  2. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pela submissão, confirmando as informações cadastradas;
  3. Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos). Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio entre em contato pelo HelpDesk/Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido;
  4. O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meu Login”. A data prevista para divulgação é 16/08/2021
  5. A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;
  6. Em caso de ter o resumo aprovado, o responsável pelo envio do trabalho, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 01/09/2021;
  7. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição;
  8. Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento;  

 



Modalidade Videoteca Quiz

Esta modalidade terá os vídeos disponibilizados na área específica (aba) para temas livres. A critério da Comissão científica, alguns vídeos poderão ser selecionados para exibição entre as palestras ou para discussão interativa com a plateia.



Publicação

Todos os resumos aprovados serão publicados, da maneira a qual foram submetidos, no site do congresso e na Revista Brasileira de Imagem Cardiovascular – edição especial do congresso.



Premiações

Os 5 (cinco) melhores trabalhos serão selecionados entre os enviados em 2020 e 2021 para apresentação oral na sessão TOP FIVE na programação do Congresso.

Trabalhos submetidos em 2020, que já foram avaliados, concorrerão à premiação.

Para esses trabalhos, também poderão ser oferecidos prêmios em dinheiro de acordo com a divisão de categorias, após avaliação para publicação do conselho editorial da revista do DIC.

A condição para receber o prêmio em dinheiro será: O trabalho tem que ser original (não receberão a premiação em dinheiro, os relatos de caso e vídeos) e receber o aceite para publicação pela Revista do DIC. Caso o trabalho não preencha os critérios de publicação definidos pelo conselho editorial da revista do DIC, não será oferecido prêmio em dinheiro. Para cada uma das categorias, a Comissão Científica realizará o trabalho de avaliação e seleção. Os trabalhos serão julgados de acordo com os seguintes critérios, com notas de 0 a 10: interesse científico/clínico; originalidade; metodologia empregada; coerência na descrição dos resultados, objetivos e conclusões; apresentação dos dados e redação. Não necessariamente será selecionado um trabalho para cada área/categoria.

O  melhor pôster, e o relato de caso avaliado como mais interessante, receberão um certificado da Comissão científica. Da mesma forma, o vídeo considerado mais interessante também receberá um certificado da Comissão científica de melhor vídeo apresentado na videoteca.

Os prêmios em dinheiro NÃO serão destinados a apresentações de CASOS CLÍNICOS ou VÍDEOS.

  1. Prêmio JONAS TALBERG: destinado ao melhor trabalho apresentado no Congresso, independentemente da área: R$ 5.000,00.
  2. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Adulto”: R$ 2.000,00
  3. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Pediatria”: R$ 2.000,00
  4. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Vascular”: R$ 2.000,00
  5. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Imagem Cardiovascular Multimodalidade”: R$ 2.000,00
  6. Prêmio Melhor “Pôster”: R$ 2.000,00

A área que for premiada com melhor trabalho do congresso  (Jonas Talberg) receberá os R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), sem o prêmio adicional de R$ 2.000,00 destinada a categoria.

Os trabalhos certificados como os melhores ou com o Prêmio JONAS TALBERG, receberão o certificado de melhor trabalho, mas terão o recebimento dos valores, condicionado à necessária publicação, mesmo que de dados parciais, na Revista Arquivos Brasileiros de Imagem Cardiovascular e nas demais mídias eletrônicas do DIC.  Não necessariamente será publicado ou PREMIADO um trabalho em cada área ou categoria. O trabalho premiado com o JONAS TALBERG, não acumulará o prêmio em dinheiro de melhor trabalho original na respectiva categoria em que foi escolhido.



Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que participou) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.
  • É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscritos.

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Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação.

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