Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: ENCERRADO
Divulgação do resultado da avaliação: RESULTADO DISPONÍVEL NA ÁREA RESTRITA DO AUTOR




Normas e orientações para o envio de Temas Livres:

Os autores poderão enviar trabalhos originais na forma de resumo, relatos de casos e vídeos;

Os trabalhos originais poderão ser selecionados para apresentação oral e pôster digital;

Os vídeos poderão ser enviados para, após a seleção, serem exibidos nos intervalos das palestras, nas discussões de casos, em Totens digitais e aplicativos;

Trabalhos submetidos em outros eventos (exceto congressos anteriores do DIC) poderão ser apresentados neste Congresso. Entretanto, trabalhos já publicados em periódicos científicos não serão aceitos para apresentação



Preparando o resumo do artigo original:

1. Os resumos podem ser preparados em Português ou Inglês.
2. O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, sem ultrapassar o limite de 250 caracteres;
3. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria) incluindo espaços;
4. Para os trabalhos originais, o resumo deverá ser digitado em corpo único, de forma estruturada, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, conforme exemplo a seguir: 

TÍTULO: (250 caracteres)
Autores: (Até máximo de 10 autores)
Introdução/Justificativa:
Objetivo
Método: 
Resultados: 
Conclusão

5. Da introdução a conclusão, será permitido o máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços e pontuação;
6. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas no resumo;
7. Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;
8. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto, embora possam ser colocadas na apresentação dos casos selecionados;
9. Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos. No entanto, após findo o prazo de submissão, as publicações referentes ao resumo não poderão mais ser modificadas. As informações fornecidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.



Preparando o Caso Clínico:

1. Para os casos clínicos o formato deve ser a apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais;
2. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas;
3. Serão selecionados apenas os relatos de casos relevantes que possam contribuir, de forma importante, para a troca de experiência entre os profissionais da área. Recomendamos que sejam enviados casos raros, aqueles com evolução atípica ou com mensagens didáticas importantes;
4. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica ou em Pesquisa em Animais;
5. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. 



Preparando o vídeo para a Videoteca Quiz:

1. Os vídeos devem ser enviados através de link no youtube, formato MP4;
2. Os arquivos podem ter no máximo 10 segundos e 2MB;
3. Junto com o vídeo, é necessário enviar o caso, que deve conter:

• Nome do autor e do serviço;
• Uma descrição do caso, com uma pergunta no final e 4 alternativas, contendo no máximo, 500 caracteres;
• A indicação da alternativa e um pequeno texto justificando a resposta correta, com até 300 caracteres;
• A pergunta, a justificativa e as respostas não podem conter vídeos ou imagens;
• O caso deve ser enviado em um arquivo de word. 



Submetendo seu resumo:

1. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso: (http://www.congressodic.com.br/index.php#topo);
2. O prazo para submissão dos resumos é: 19/05/2022;
3. Na página do congresso, acesse o sistema informando “USERNAME” e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página;
4. É necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. O pagamento poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo 14/06/2022, com prazo final para efetuar o pagamento em 15/07/2022;
5. O resumo deve ser enviado apenas por um dos autores. Os demais autores do resumo que se inscreverem no congresso NÃO deverão reenviar o resumo já inscrito;
6. Acesse a área restrita, fornecendo seu “login” e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos;
7. Clique no menu "Meus Trabalhos";
8. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos;
9. Preencha todos os campos do formulário online;
10.Assinale a modalidade preferencial: Apresentação Oral ou Pôster digital. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster digital (apenas com exposição) e os autores serão informados desta decisão.
11.Faça a opção pela categoria que melhor represente o tema de seu trabalho dentre as abaixo:
➢ Ecocardiografia de cardiopatias adquiridas ou de adultos
➢ Ecocardiografia de cardiopatias congênitas
➢ Ecografia Vascular
➢ Imagem Cardiovascular Multimodalidade
➢ Caso Clínico
➢ Videoteca 

12. Sua opção será avaliada, mas, se necessário for, a Comissão Científica poderá mudar a classificação de seu resumo quanto a este aspecto. Serão aceitos até 3 trabalhos por cada autor inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores;
13. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".



Após a submissão:

1. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos (aprovações e orientações subsequentes) serão enviadas apenas ao e-mail cadastrado pelo responsável pela submissão;
2. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pela submissão, confirmando as informações cadastradas; 3. Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos). Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio entre em contato pelo HelpDesk/Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido;
4. O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meu Login”. A data prevista para divulgação é 13/06/22;
5. A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;
6. Em caso de ter o resumo aprovado, o responsável pelo envio do trabalho, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 15/07/22;
7. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição;
8. Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento;
9. Será emitido apenas um certificado que deve ser copiado pelo pesquisador responsável e distribuído aos coautores. 



Instruções aos autores para a apresentação de trabalhos aprovados:

MODALIDADE TEMA LIVRE (Apresentação Oral):

1. A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 07 minutos para exposição do trabalho e terá 03 minutos para discussão.
2. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado;
3. O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint);
4. Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.
 

Especificações para preparação e apresentação do Tema Livre Oral:

 A- Apresentação de seu trabalho será de 10 minutos;

B- A apresentação será realizada para dois avaliadores na data e horário descritos em sua área restrita. Para verificar a ordem de apresentação, acesse a programação do Congresso pelo link: https://www.congressodic.com.br/programacao/index_track_cronologico.php#topo; 

C- Formate seu trabalho em um arquivo power point, com no máximo 6 megabytes de tamanho total, contendo 10 (dez) slides, seguindo o template.

Atenção: temos dois modelos de template: um modelo para os relatos de caso (que não será o indicado para a sua apresentação)  e um modelo para temas livres (clique aqui para baixar o template de tema livre)

D- Salve o trabalho no formato original .ppt (power point);

E- No dia de sua apresentação, compareça com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/Sala VIP para salvar o  arquivo no sistema.

Executar os passos de A a E para cada um dos trabalhos aprovados, para apresentação no formato Tema Livre Oral. 

 
MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO:

1. Esta modalidade será praticada como apresentação para avaliador;
2. A apresentação deve ser realizada em 6 minutos. Para verificar a ordem de apresentação, acesse a programação do Congresso pelo link: https://www.congressodic.com.br/programacao/index_track_cronologico.php#topo; 
2. Não é necessária a impressão do banner – os trabalhos ficarão expostos em totens digitais durante todo o congresso;
3. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor;
4. O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas. Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores e instituição onde o trabalho foi realizado;
5. Utilizar fonte de fácil leitura (tipo Arial, Times New Roman ou similar);
6. Utilizar um fundo de cor neutra para que a visualização do texto fique clara;
7. Não é aconselhável utilizar fonte com o corpo menor que 15;
 

Especificações para montagem e apresentação do E-PÔSTER:

1- 
É obrigatório o envio do trabalho, no formato E-Pôster, até a data de 22/07/22.

2 - Os E-Pôsteres serão apresentados nos monitores de vídeo instalados na Área de E-Pôster

3 - Formate seu trabalho e siga as instruções abaixo, para realizar o envio. 

4- Não é permitido incluir vídeos no arquivo ppt. Caso seja necessário incluir vídeos, insira apenas o link do youtube que redireciona para o vídeo. 

Para enviar seu trabalho

A- Formate seu trabalho em um arquivo power point, com no máximo 2 megabytes de tamanho total, contendo 6 (seis) slides, seguindo o template disponibilizado no site do Congresso.

Atenção: temos dois modelos de template: um modelo para os relatos de caso( clique aqui para baixar o template de relato de caso) e um modelo para os temas livres aprovados para Poster ( clique aqui para baixar o template de tema livre)

B - Salve o trabalho no formato original .ppt (power point);

C - Para acessar a sua área restrita e enviar o e-pôster pelo site do congresso siga o passo a passo abaixo:  Acessar o site do evento; Entrar na sua área restrita com seu login e senha;  Clicar em “Meus Trabalhos” ;  Clique na coluna VÍDEO/PÔSTER DE APRESENTAÇÃO: “[inserir pôster]”.

D - Após o envio, constará o link “[alterar pôster]”. É possível, caso necessário, fazer novo envio até o prazo final abaixo. Recomendamos salvar o novo arquivo com um nome diferente do que já foi enviado previamente.

Executar os passos de A a D para cada um dos trabalhos aprovados, para apresentação no formato E-Pôster. 

 

ATENÇÃO!

1. Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho – no dia e horário previamente determinado na área restrita do autor que submeteu o trabalho;
2. O número do painel estará disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante, pois, a partir dele é que você saberá em qual TV será exibido o pôster para apresentação. Colocar o número do Pôster (fornecido pela organização), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO.

MODALIDADE VIDEOTECA QUIZ:

Esta modalidade terá os vídeos disponibilizados no aplicativo do congresso para ampla visualização pelos usuários do aplicativo.
A critério da Comissão científica, alguns vídeos poderão ser selecionados para exibição entre as palestras, para exibição nos totens ou para discussão interativa com a plateia.



Publicação:

Todos os resumos aprovados serão publicados, da maneira a qual foram submetidos, no site do congresso e na Revista Brasileira de Imagem Cardiovascular. 



Premiação:

O prêmio JONAS TALBERG será destinado ao melhor trabalho original (na categoria de apresentação oral) do Congresso e receberá um certificado de “melhor trabalho do congresso” pela Comissão Científica.

Os 05 (cinco) melhores Trabalhos Originais (na categoria de apresentação oral), o melhor Pôster Eletrônico, o melhor Caso Clínico e o melhor Vídeo receberão um certificado de primeiro lugar pela Comissão Científica na categoria apresentada.

O prêmio JONAS TALBERG, os melhores Trabalhos Originais (com apresentação oral) e Pôster serão premiados em dinheiro, conforme especificado abaixo. Para esses trabalhos, a condição para receber a quantia em dinheiro será a publicação na revista do DIC.

Também serão premiados, conforme especificado abaixo, o melhor relato de caso e o melhor vídeo.

Para cada uma das categorias, a Comissão Científica realizará a avaliação e seleção. Os trabalhos serão julgados de acordo com os seguintes critérios, com notas de 0 a 10: interesse científico/clínico; originalidade; metodologia empregada; coerência na descrição dos resultados, objetivos e conclusões; apresentação dos dados e redação. Também serão avaliados a raridade na categoria relato de caso e qualidade da imagem na categoria vídeo.

Os prêmios em dinheiro serão pagos conforme descritos a seguir:

1. Prêmio JONAS TALBERG: destinado ao melhor trabalho apresentado no Congresso, independentemente da área: R$ 5.000,00;
2. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Adulto”: R$ 2.000,00;
3. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Pediatria”: R$ 2.000,00;
4. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Vascular”: R$ 2.000,00;
5. Melhor Trabalho original “Tema Livre Oral Imagem Cardiovascular Multimodalidade”: R$ 2.000,00;
6. Prêmio Melhor “Pôster”: R$ 1.000,00;
7. Melhor “Relato de Caso”: R$ 1000,00;
8. Melhor “vídeo”: R$ 500,00



Certificados:

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. 

Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos seguindo a ordem cadastrada de autores.

  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o certificado posteriormente.

  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que participou) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.

  • É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscritos.

PALESTRANTES
PALESTRANTES
SANDRA NIVEA DOS REIS SARAIVA FALCÃO
Doutora em cardiologia pelo Instituto do Coração ( InCor) da Faculdade de Medicina da USP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta do curso de medicina da Universidade. Médica Assistente do setor de ecocardiografia do Hospital de Messejana.
CLAUDIA DE CASSIA FIRMIDA
Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, com área em atuação em Ecocardiografia pela SBC/AMB e em Ecografia Vascular pela SBACV/CBR/AMB. Médica do Setor de Ecocardiografia do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), do Setor de EcoDoppler do Hospital Federal de Ipanema e do Grupo Americas Medical City (Rio de Janeiro)
Maria Fernanda Silva Jardim
Cardiologista pediátrica e ecocardiografista. Doutora em ciências pela USP, coordenadora da ecocardiografia pediátrica e fetal do Hospital samaritano de São Paulo, médica assistente da UTI pediátrica cirúrgica do InCor.
JOÃO BATISTA MASSON SILVA
MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. ECOCARDIOGRAFISTA INTERVENCIONISTA DOS HOSPITAIS ANIS RASSI, ENCORE E ALBERT EINSTEIN DE GOIÂNIA. RESPONSÁVEL PELO SETOR DE ECOCARDIOGRAFIA E AMBULATÓRIO DE VALVOPATIAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
TAMARA KATINA
Médico especialista na Cardiologia e Ecocardiografia pediatrica e fetal. Coordenadora do Serviço de Ecocardiograma do Instituto Orizonti
FABIO VIEIRA FERNANDES
Especialista em Ressonância e Tomografia Cardiovascular pelo Hospital do Coração - HCor SP; Foi médico do serviço de Ressonância e Tomografia Cardiovascular do HCor e Dante Pazzanese; Responsável pelo serviço de Ressonância e Tomografia Cardiovascular do UMC - Uberlândia e Materdei - Santa Genoveva;
MATTEO CAMELI
Prof. Matteo Cameli MD PhD Associate Professor of Cardiology Director of Cardiovascular Disease Fellowship Program
GABRIEL BLACHER GROSSMAN
Membro do Board of Directors da American Society of Nuclear Cardiology. Membro do Editorial Board do Journal of Nuclear Cardiology. Presidente do DERC/SBC 2020-21. Presidente do Conselho Consultivo do DERC/SBC. Médico da Clínica Cardionuclear, Instituto de Cardiologia, Porto Alegre. Chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.
MARCELO SOUZA HADLICH
MESTRE EM CARDIOLOGIA PELA UFRJ / FELLOW DA SOC. EUR. CARDIOLOGIA. COORDENADOR DO SERVIÇO DE RMTC CARDIOVASCULAR DO FLEURY RJ / REDE D‘OR / RIOIMAGEM / HOSPITAL DA UNIMED-RIO.
SALVADOR VICENTE SPINA
Dr. Salvador V. Spina MTSAC, FeSISIAC, FESIAC Jefe de Ecocardiografía, Hospital Aeronáutico Central, Bs. As., Argentina Director de Carrera de Especialista en Cardiología, Sociedad Argentina de Cardiología-Universidad de Bs. As. Director de revista RETIC, Sociedad Española de Imagen Cardiaca-SISIAC Miembro del Comité de Redacción Examen de Acreditación NBE - SISIAC Miembro Board Ejecutivo SIAC en representación de SISIAC Past-Presidente SISIAC ( encargado de Relaciones Internacionales ) Ex- Presidente Sociedad Argentina de Cardiología Distrito Conurbano Oeste Ex- Director del Consejo de Ecocardiografía, SAC
JOÃO LUIZ CAVALCANTE
Formado pela Universidade Federal do Ceará, Dr João Cavalcante fez residência em Clínica Médica e foi residente chefe no Hospital Henry Ford em Detroit, Michigan. Depois fez treinamento dedicado por 2 anos na Cleveland Clinic em Imagem Cardíaca com foco em Tomografia e Ressonância Cardíaca. Depois de 6 anos como professor adjunto da Universidade de Pittsburgh, ele foi chamado para chefiar o Departamento de Imagem Cardíaca do Minneapolis Heart Institute – maior centro de Cardiologia das cidades gêmeas (Minneapolis + Saint Paul). Sua paixão por doenças cardíacas estruturais e valvulares proporcionaram várias oportunidades para dirigir e ensinar muitos workshops de treinamento em TC / Ressonância. O Dr. Cavalcante publicou mais de 120 publicações e é um palestrante frequente em encontros nacionais e internacionais.
Rodrigo B M Barretto
Doutor em Medicina pela USP. Médico da Setor de Ecocardiografia Instituto do Coração - Incor. Coordenador da Ecocardiografia do DASA-SP.
VERA RIGOLIN
A Dra. Rigolin é professora de medicina na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago, Illinois. Cardiologista clínica e diretora médica do laboratório de ecocardiografia do Northwestern Memorial Hospital. Especializada em ecocardiografia e valvopatia cardíaca. Ex-presidente da Sociedade Americana de Ecocardiografia.
BRIVALDO MARKMAN FILHO
Prof. Titular de Cardiologia da Universidade Federal de Pernambuco Chefe do Serviço de Cardiologia da UFPE
DANIELA LAGO KREUZIG
Formada em medicina e pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência em cardiologia pediátrica e ecocardiografia pelo Instituto do Coração Incor - HC FMUSP. Assistente do setor de ecocardiografia da equipe de cardiopatias congênitas do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (ICDP) e Hospital do Coração (HCOR) São Paulo.
GABRIELA NUNES LEAL
Coordenadora do Serviço de Ecocardiografia do ICr-HCFMUSP. Professora do programa de Pós-graduação do Departamento de Pediatria da FMUSP. Médica ecocardiografista pediátrica e fetal do Hospital Sírio Libanês, Hospital do Coração e Hospital/Maternidade São Luiz de São Paulo. Pós-doutorado pelo Departamento de Pediatria da FMUSP.
PAULO ROBERTO SCHVARTZMAN
Responsável pela Imagem Cardiovascular RM/TC Hospital Moinhos de Vento e Hosp Mãe de Deus. Mestre e Doutor em Cardiologia pela UFRGS. Ex Fellow do Serviço de Imagem CArdiovascular da Clveland Clinic
MARCIO MENDES PEREIRA
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Departamento de Imagem Cardiovascular, Membro do Comitê Científico do 10o Congresso do DIC e Coordenador do Serviço de Ecocardiografia do UDI Hospital.
CARLOS EDUARDO ROCHITTE
Diretor da RM e TC Cardiovascular do HCOR. Prof. Livre Docente, Doutor e Coordenador de Ensino da RM e TC Cardiovascular do InCor - HCFMUSP. Consultor do Hospital Procardiaco, Rio de Janeiro.
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